Pular para o conteúdo principal

Zorin OS: a experiência Linux perfeita para todos os níveis de usuários

Como é do conhecimento de quem acompanha às minhas abordagens em relação ao Linux , não é do meu feitio divulgar Sistemas Operacionais Linux (OS — Linux ) dessa ou daquela versão, haja vista que após o lançamento do Ubuntu , ele e o Debian suprem qualquer demanda a contento. Porém, pela primeira vez vou abrir uma exceção. Tenho um notebook antigo que estava demandando um ( OS ) mais leve em relação ao que eu estava usando ( Linux supostamente leve). Foi nessa procura que me deparei com o ZorinOS . O projeto ZorinOS foi desenvolvido com o objetivo de ser amigável para iniciantes, especialmente para usuários vindos do Windows . A interface gráfica é personalizável e oferece opções de layouts que imitam o Windows , o macOS ou até mesmo outros sistemas Linux , facilitando a transição. O mesmo se adequou a minha necessidade, pois, é otimizado para ser leve e rápido, funcionando bem até em computadores mais antigos. Isso o torna uma excelente escolha para hardware antigo que já não r...

Recuperação de Dados /Arquivos


Análise Forense


Um requisito primordial para um Técnico em informática, ou Administrador de Redes é ter um bom conhecimento sobre recuperação de Dados.

É comum o desleixo para com o backup e em muitas situações as pessoas só se dão conta de conselhos e ensinamentos pertinentes, apenas quando os mesmos são perdidos.

No campo computacional forense, é comum o uso do eficaz programa de analise e recuperação Scalpel, que é uma melhoria do Foremost, pois trabalha também com NTFS.
    

Para um profissional da área Técnica, recuperação de dados é algo que vai bem além da utilização de programas.
Em muitas situações, a recuperação virtual dependerá primariamente da recuperação física, como substituição de agulha ou outro componente, o que torna esse assunto bem mais complicado e dependente de recurso financeiro para a instalação de um ambiente propício como, por exemplo, a instalação de uma "Sala Limpa Classe 100" algo em torno de 15 mil reais.

Mas, como tudo tem que ter um começo, então principiaremos com a recuperação virtual utilizando o poderoso Scalpel.

Vamos lá! Log no terminal como Root.
Instale o Scalpel com o comando:

Sudo apt-get install scalpel
Acesse diretório de configuração com o commando:
sudo nano /etc/scalpel/scalpel.conf

Por padrão todos os arquivos são comentados (#), portanto devemos descomentar o tipo de arquivo a ser procurado.

Exemplo:
# .doc
# .txt
# .jpeg
# .pdf

Descomentar é apagar o (#) e deixar o restante do jeito que está.
Assim que descomentar os arquivos a serem procurados, execute a pesquisa com o comando:
sudo scalpel /dev/sda1 –o /home/ppinto/recup
 
O argumento ( -o ) representa o local onde serão salvos os arquivos recuperados. 
 
 
 Essa informação básica já é mais que o suficiente para qualquer pessoa esforçada 
começar a utilizar esse programa com grande chance de ser bem sucedido. 

Não se esqueça que o estudo e a prática é o que o levará a ter conhecimento profundo, que é o que faz toda diferença na hora da necessidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BACKDOOR LIBLZMA EM SSH

Em 2017, redigi algumas palavras sobre o “ Ransomware Wanna Cry ”, ou, o vírus de resgate (Galdino, 2017). Salientei que, esse ataque cibernético ocasionado no dia doze de maio de dois mil e dezessete, não tinha precedentes e que seria necessária maior atenção em relação a possíveis ataques Backdoor (Galdino, 2017).  Pois bem, a tentativa veio!   Segundo Freund (2024), o “repositório xz upstream e os tarballs xz foram backdoorados ” [...] pelo [...] “ liblzma ”. Simplificando o assunto, podemos dizer que esse ataque seria ocasionado por meio do SSH . Esse acontecimento proporciona alguma preocupação, pois não é uma ação amadora. Quem faz esse tipo de coisa sabe exatamente o que está fazendo, pois, parte do pressuposto de um grau de conhecimento técnico mais elevado. A inserção de um código malicioso no Linux é preocupante, considerando que a maioria dos servidores de internet utilizam esse sistema operacional. De qualquer forma, o acompanhamento profissional da comunida...

Ubuntu - Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home

Curso open free  - Administração do  Linux Ubuntu  - Intermediário.  Este curso inclui implementação do Wine .   A palavra africana “Ubuntu” deriva-se das línguas, zulu e xhosa. Isso mesmo, xhosa, idioma nativo do ativista Nelson Mandela e basicamente significa “ideologia”. Filosofia africana voltada ao relacionamento interpessoal.  Existem várias traduções para esta palavra e, diga-se de passagem, algumas interessantes. Por exemplo, podemos citar uma tradução usada por minhas queridas amigas do trio de cantoras e compositoras A 4 Vozes: “Sou o que sou porque somos, ou Sou o que sou porque somos todos nós”, como queira. Esse foi o nome escolhido para o Sistema Operacional de código aberto, mais popular do mundo, patrocinado pela Canonical ltda. Existiu e para alguns provavelmente ainda existe, a ideia de que o gerenciamento do Linux não seja fácil.   Mas, pense: com o advento dos Smartphones e sua elevada aquisição, a única preocupação demonstrada p...

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.