Como é do conhecimento de quem acompanha às minhas abordagens em relação ao Linux , não é do meu feitio divulgar Sistemas Operacionais Linux (OS — Linux ) dessa ou daquela versão, haja vista que após o lançamento do Ubuntu , ele e o Debian suprem qualquer demanda a contento. Porém, pela primeira vez vou abrir uma exceção. Tenho um notebook antigo que estava demandando um ( OS ) mais leve em relação ao que eu estava usando ( Linux supostamente leve). Foi nessa procura que me deparei com o ZorinOS . O projeto ZorinOS foi desenvolvido com o objetivo de ser amigável para iniciantes, especialmente para usuários vindos do Windows . A interface gráfica é personalizável e oferece opções de layouts que imitam o Windows , o macOS ou até mesmo outros sistemas Linux , facilitando a transição. O mesmo se adequou a minha necessidade, pois, é otimizado para ser leve e rápido, funcionando bem até em computadores mais antigos. Isso o torna uma excelente escolha para hardware antigo que já não r...
Quais
as possibilidades de uso do Linux nas
escolas?
Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.
Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.
Professores
com dificuldades de mudar sua rotina costumam ser o maior empecilho à adoção
efetiva do Linux nas unidades de
ensino. Por estarem acostumados com o pacote de serviços Microsoft Office, criam bloqueio mental referente ao uso de outras
possibilidades, mesmo quando essas disponibilizam os mesmos serviços. Umas das
poucas justificativas encontradas para tal bloqueio mental é a mera diferença da
iconografia. Todas as fontes e formatações do Microsoft Office estão presentes no Linux, embora com nomes diferentes.
Outro fator primordial no processo de transição do uso de sistemas será a qualidade do profissional Linux responsável pelo ensino. Obrigatoriamente terá de ser uma pessoa com competência para ensinar, paciente, altruísta, positivo e que saiba motivar outros.
Referente ao uso avançado do Linux nas escolas, podemos dizer ser essa a parte mais fácil por ser responsabilidade do administrador de sistemas Linux. Os benefícios produzidos no ambiente escolar, em função da adoção do Linux em sua rede de computadores começa pela segurança da informação. O sistema em si é mais estável e menos vulnerável ao corrompimento de informações. Agrega-se a isso fatores simples de segurança, como espelhamento de discos, Storage e algum gerenciador de redes trabalhando juntamente com um firewall. Obviamente, um Servidor de Arquivos básico, poderá atender as necessidades de arquivamento de informações.
Para um profissional responsável e comprometido, o acima mencionado não passará de um mero serviço agradável a ser realizado. No contexto atual, não há impossibilidades à adoção do Linux nas escolas. Sendo assim, quais motivos impossibilitam que inúmeros projetos de implantação do Linux nas escolas, vinguem? O principal problema mostrou ser o da política e da politicagem.
No primeiro caso, políticos sem qualificação intelectual alguma são as pessoas que determinam os rumos dos assuntos da sociedade. No segundo caso, algumas pessoas que participam no processo de contratação do serviço de Informática, priorizam amigos, parentes e outras pessoas mais próximas e, todos esses sem a mínima qualificação necessária para direcionar um assunto social dessa proporção. Portanto, quando ouvir algum comentário negativo referente ao uso do Linux nas escolas, lembre-se, o problema não é com ele.
Comentários