Pular para o conteúdo principal

Zorin OS: a experiência Linux perfeita para todos os níveis de usuários

Como é do conhecimento de quem acompanha às minhas abordagens em relação ao Linux , não é do meu feitio divulgar Sistemas Operacionais Linux (OS — Linux ) dessa ou daquela versão, haja vista que após o lançamento do Ubuntu , ele e o Debian suprem qualquer demanda a contento. Porém, pela primeira vez vou abrir uma exceção. Tenho um notebook antigo que estava demandando um ( OS ) mais leve em relação ao que eu estava usando ( Linux supostamente leve). Foi nessa procura que me deparei com o ZorinOS . O projeto ZorinOS foi desenvolvido com o objetivo de ser amigável para iniciantes, especialmente para usuários vindos do Windows . A interface gráfica é personalizável e oferece opções de layouts que imitam o Windows , o macOS ou até mesmo outros sistemas Linux , facilitando a transição. O mesmo se adequou a minha necessidade, pois, é otimizado para ser leve e rápido, funcionando bem até em computadores mais antigos. Isso o torna uma excelente escolha para hardware antigo que já não r...

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo.
Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux: tenham "foco".

São muitas as possibilidades de uso de versões distintas do Linux, quer sejam baseadas no Ubuntu, quer não. É óbvio que existem benefícios advindos disso, porém, no caso de alguém que deseja se tornar um profissional do ramo, cabe uma palavra de cautela: tenha "foco"Um novo botão ou uma nova aparência, costumam não ir muito além disso, quando o que realmente importa, ou deveria importar relativo a um sistema operacional, seria sua confiabilidade baseada em estabilidade, segurança  e outros fatores primordiais.

Por isso lhes digo: optem pela versão LTS do Ubuntu

Exige tempo para se tornar um profissional, e quando houver um tempo disponível para estudo ou treino, o mesmo deverá ser direcionado para algo importante de se aprender, como, a administração de uma rede de computadores Linux, a configuração de servidores etc. As versões LTS do Ubuntu, passam por novos lançamentos entre 3 e 5 anos, referente as versões Desktop e Server. Nesse ínterim, são liberadas atualizações de segurança e mais algumas outras. Sempre, faça as atualizações de segurança assim que forem liberadas. 

Para alguém que tem compromisso com o aprendizado profissional, não seria interessante perder tempo com coisas que não agregam conhecimento técnico. Por isso, não perca tempo testando versões paralelas à LTS. Essas versões costumeiramente mudam em quase nada que seja significativo em sentido técnico. Deixem essa tarefa para aqueles que trabalham com a divulgação das muitas distribuições. Não perca tempo com isso.

A partir do momento que aprender a instalar programas pelo shell, a instalação dos mesmos não deverá mais tomar-lhes tempo. Faça isso apenas quando for necessário, como no aprendizado da instalação e configuração de algum gerenciador de tráfego ou algum outro programa significativo de se aprender.  Deixe algum tempo de qualidade para o aprendizado de alguma linguagem de programação, como, Python, Java, ou alguma outra de sua escolha. Apenas como título de informação, se escolher Python, estude também, Django e Ruby on Rails

Não é apenas o mercado de trabalho que costuma cobrar, a vida também cobra caro quando não aplicamos nosso tempo com sabedoria e, penso não ser nada fácil para alguém olhar para trás e ver quanto tempo deixou de usar para aprender algo que posteriormente lhe faria diferença na vida por quanto profissional.  Se tudo ocorrer conforme o planejado, em Abril de 2018 será lançada a versão LTS 18.04 do Ubuntu. Espero que todos nós tenhamos boas experiências pessoais e coletivas com o mesmo.

REFERÊNCIAS



COOKE, W. Bionic Beaver 18.04 LTS to use Xorg by default. In: Ubuntu insights, on 26 January 2018.  Disponível em: https: <//insights.ubuntu.com/2018/01/26/bionic-beaver-18-04-lts-to-use-xorg-by-default?_ga=2.61118638.369722964.1522512374-1079297437.1511489471>. Acesso em: 31 de Março de 2018. 

GALDINO, Aparecido Donizetti. Foco diante do Desenvolvimento Tecnológico. Portal Educação. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/foco-diante-do-desenvolvimento-tecnologico/56513. Acesso em: 30 de Março de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BACKDOOR LIBLZMA EM SSH

Em 2017, redigi algumas palavras sobre o “ Ransomware Wanna Cry ”, ou, o vírus de resgate (Galdino, 2017). Salientei que, esse ataque cibernético ocasionado no dia doze de maio de dois mil e dezessete, não tinha precedentes e que seria necessária maior atenção em relação a possíveis ataques Backdoor (Galdino, 2017).  Pois bem, a tentativa veio!   Segundo Freund (2024), o “repositório xz upstream e os tarballs xz foram backdoorados ” [...] pelo [...] “ liblzma ”. Simplificando o assunto, podemos dizer que esse ataque seria ocasionado por meio do SSH . Esse acontecimento proporciona alguma preocupação, pois não é uma ação amadora. Quem faz esse tipo de coisa sabe exatamente o que está fazendo, pois, parte do pressuposto de um grau de conhecimento técnico mais elevado. A inserção de um código malicioso no Linux é preocupante, considerando que a maioria dos servidores de internet utilizam esse sistema operacional. De qualquer forma, o acompanhamento profissional da comunida...

Ubuntu - Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home

Curso open free  - Administração do  Linux Ubuntu  - Intermediário.  Este curso inclui implementação do Wine .   A palavra africana “Ubuntu” deriva-se das línguas, zulu e xhosa. Isso mesmo, xhosa, idioma nativo do ativista Nelson Mandela e basicamente significa “ideologia”. Filosofia africana voltada ao relacionamento interpessoal.  Existem várias traduções para esta palavra e, diga-se de passagem, algumas interessantes. Por exemplo, podemos citar uma tradução usada por minhas queridas amigas do trio de cantoras e compositoras A 4 Vozes: “Sou o que sou porque somos, ou Sou o que sou porque somos todos nós”, como queira. Esse foi o nome escolhido para o Sistema Operacional de código aberto, mais popular do mundo, patrocinado pela Canonical ltda. Existiu e para alguns provavelmente ainda existe, a ideia de que o gerenciamento do Linux não seja fácil.   Mas, pense: com o advento dos Smartphones e sua elevada aquisição, a única preocupação demonstrada p...

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.