Pular para o conteúdo principal

Zorin OS: a experiência Linux perfeita para todos os níveis de usuários

Como é do conhecimento de quem acompanha às minhas abordagens em relação ao Linux , não é do meu feitio divulgar Sistemas Operacionais Linux (OS — Linux ) dessa ou daquela versão, haja vista que após o lançamento do Ubuntu , ele e o Debian suprem qualquer demanda a contento. Porém, pela primeira vez vou abrir uma exceção. Tenho um notebook antigo que estava demandando um ( OS ) mais leve em relação ao que eu estava usando ( Linux supostamente leve). Foi nessa procura que me deparei com o ZorinOS . O projeto ZorinOS foi desenvolvido com o objetivo de ser amigável para iniciantes, especialmente para usuários vindos do Windows . A interface gráfica é personalizável e oferece opções de layouts que imitam o Windows , o macOS ou até mesmo outros sistemas Linux , facilitando a transição. O mesmo se adequou a minha necessidade, pois, é otimizado para ser leve e rápido, funcionando bem até em computadores mais antigos. Isso o torna uma excelente escolha para hardware antigo que já não r...

MAQUINAS VIRTUAIS – PROCESSADORES MULTICORE E CONTAINER DOCKER

Diferentemente do que os jovens entusiastas da informática pensam, as Máquinas Virtuais (Virtual Machine, VM), remontam, de maneira significativa, a década de 1960. Evidente que, se nesse período aqui no Brasil os aparelhos televisivos podiam ser contados nos dedos, quanto mais uma VM.

“A primeira emissora televisiva do Brasil, foi a TV tupi, cuja inauguração ocorreu na noite de 18 de setembro de 1950, em São Paulo”. Foi necessário que a própria emissora importasse “200” aparelhos de televisão e os posicionasse em lugares estratégicos da cidade para que a população pudesse acompanhar o primeiro programa de televisão que seria transmitido por uma hora (Moreira e Meucci, 2012, p. 44,45).
Algo interessante foi que, a ausência de recursos financeiros tornava o uso das emergentes VMs favorável. Portanto, foram diversificadas as maneiras de utilização das VMs. É difícil imaginar que ainda hoje alguns supostos técnicos de informática implantem servidores de impressão baseados em hardware. As VMs atendem a essas necessidades há décadas com significativa redução de custos.
Uma importância marcante das VMs, foi a partir do desenvolvimento dos processadores Multicore. Juntamente com os multicores, vieram as ociosidades. Sendo assim, nada como usar a ociosidade desses multicores com a implantação de VMs. Elas poderiam rodar vários tipos de serviços ao mesmo tempo, causando redução de gastos com Hardware e também resolveriam o problema da ociosidade dos novíssimos multicores.  
O tempo passou e, embora o uso das VMs ainda sejam uma constante, a característica e aplicabilidade dessa tecnologia passaram por transformações importantíssimas, para hoje, nos entregar o que conhecemos como Linux Container (Isolamento de serviços). 
Atualmente, o container mais conhecido e usado é o Docker. Alinhar-se com tal tecnologia é de suma importância devido as suas possibilidades de escalonamento. Se brincar com as VMs já era tão divertido e significativo, imagine com um container.


Fonte da citação:
MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira; Meucci, Simone. História do Brasil: sociedade e cultura. Curitiba: InterSaberes, 2012.
ALMEIDA, João Marcelo Barros de. IBM. developerWorks.  Container, o novo passo para a virtualização, May,2015. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BACKDOOR LIBLZMA EM SSH

Em 2017, redigi algumas palavras sobre o “ Ransomware Wanna Cry ”, ou, o vírus de resgate (Galdino, 2017). Salientei que, esse ataque cibernético ocasionado no dia doze de maio de dois mil e dezessete, não tinha precedentes e que seria necessária maior atenção em relação a possíveis ataques Backdoor (Galdino, 2017).  Pois bem, a tentativa veio!   Segundo Freund (2024), o “repositório xz upstream e os tarballs xz foram backdoorados ” [...] pelo [...] “ liblzma ”. Simplificando o assunto, podemos dizer que esse ataque seria ocasionado por meio do SSH . Esse acontecimento proporciona alguma preocupação, pois não é uma ação amadora. Quem faz esse tipo de coisa sabe exatamente o que está fazendo, pois, parte do pressuposto de um grau de conhecimento técnico mais elevado. A inserção de um código malicioso no Linux é preocupante, considerando que a maioria dos servidores de internet utilizam esse sistema operacional. De qualquer forma, o acompanhamento profissional da comunida...

Ubuntu - Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home

Curso open free  - Administração do  Linux Ubuntu  - Intermediário.  Este curso inclui implementação do Wine .   A palavra africana “Ubuntu” deriva-se das línguas, zulu e xhosa. Isso mesmo, xhosa, idioma nativo do ativista Nelson Mandela e basicamente significa “ideologia”. Filosofia africana voltada ao relacionamento interpessoal.  Existem várias traduções para esta palavra e, diga-se de passagem, algumas interessantes. Por exemplo, podemos citar uma tradução usada por minhas queridas amigas do trio de cantoras e compositoras A 4 Vozes: “Sou o que sou porque somos, ou Sou o que sou porque somos todos nós”, como queira. Esse foi o nome escolhido para o Sistema Operacional de código aberto, mais popular do mundo, patrocinado pela Canonical ltda. Existiu e para alguns provavelmente ainda existe, a ideia de que o gerenciamento do Linux não seja fácil.   Mas, pense: com o advento dos Smartphones e sua elevada aquisição, a única preocupação demonstrada p...

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.